A flexibilidade é um requisito para o Yoga?

A flexibilidade é um requisito para o Yoga?

“Margarida, aceitas pessoas nas tuas aulas que têm zero flexibilidade?”

“Se visses a minha flexibilidade ias perceber que eu não dou para o yoga”

ou ainda “eu tenho vergonha de ir para uma aula de yoga! Sou uma pessoa completamente perra”

 

Estas são algumas coisas que me dizem quando se fala em aulas de yoga. Muitas pessoas têm ideias erradas sobre o “que precisam te ter” para poder vir praticar e que a flexibilidade é uma espécie de requisito obrigatório. A ausência dela é sinónimo de má figura. Assim, foge-se ao tapete a sete pés porque quem quer se expôr ao ridículo, não é verdade?

Então parece-me importante desfazer alguns mitos ou ideias que tendem a querer perdurar sobre o tema. Vamos a elas:

 

-Yoga não é para mim pois nunca irei conseguir fazer aquelas posturas.-

Quando aparecem fotos nas redes sociais de pessoas em posturas que parecem intangíveis, é importante relembrar que a conquista de certas posturas são reflexo de anos de prática e de todo o seu caminho individual. Mas haverão corpos que podem nunca chegar a certas posturas por variadíssimas condicionantes. E está tudo certo. Existem dezenas de posturas e um bom professor irá conseguir orientar-te quais as melhores para ti, principalmente nos primeiros tempos. O importante a reter é que há vários caminhos possíveis por isso todos podem mesmo praticar yoga;

 

– Diz-me como pensas, dir-te-ei que flexibilidade tens.-

Muitos não sabem disto, mas a verdade é que a flexibilidade está intimamente com a nossa mente. Pessoas que tendem a ser mais racionais do que intuitivas, de ideias fixas, com uma maior necessidade de controlo, as chamadas “pessoas com pés bem assentes no chão”, terão uma tendência maior para encontrar músculos, tendões e nervos mais rígidos; por outro lado, aquelas que aparentam ser mais livres, que vão mais no flow sem pensar muito, tendem a sofrer de híper-extensão ou híper-flexibilidade, isto é, permitem que o corpo vá para além dos limites desgastando-o sem que isso lhe cause desconforto.

Ambas as situações têm um ponto em comum: a mente. De uma forma mais generalizada, o corpo irá inconscientemente pender para como vemos o mundo.

A parte interessante é que o yoga ensina-nos primeiro a observar e com isso ter a consciência que devemos nos saber adaptar às circunstâncias. Há alturas que pedem decisões mais firmes e noutras que devemos confiar e deixar que tudo siga um rumo sem interferências. É nessa busca de equilíbrio que conseguimos viver de forma plena. Então de todas as vezes que estás a avaliar a tua flexibilidade, pára e observa: como estás nesse dia? Como estás a lidar com os teus desafios? Como está a tua forma de pensar e agir com os outros? Com essa reflexão também entenderás porque existem dias que em que uma prática é mais fácil e noutros que sentimos o corpo mais preso;

 

– A falta de flexibilidade deverá ser um incentivo à prática e não a fugir dela.-

Se sentes que tens falta de flexibilidade, mais uma razão para começar a praticar. O Yoga não é sobre tocar com os pés no chão, mas sim sobre todo o caminho que se faz até isso acontecer. Quanto mais cedo começares, mais depressa verás resultados;

 

– Ninguém está a olhar para ti! –

Este é um dos bloqueios mentais mais difíceis de resolver: a vergonha! São inúmeras as pessoas que fogem a sete pés das aulas de grupo com medo de julgamento alheio. Mesmo que te sintas a pessoa mais presa à face da terra, eu posso te dizer para ficares em total descanso porque… Ninguém estará a olhar para ti. Quando começamos a praticar, nós estamos a dar um grande salto a sair da zona de conforto. Todos passam por isso. Mas com o passar do tempo, cada pessoa começa a fazer o seu processo interior, a focar-se no que está a acontecer consigo. E quando olham, será um olhar de empatia e de envio de força porque certamente se recordarão dos inícios. (mas se mesmo sabendo disto, sentires um desconforto muito grande, podes começar por aulas particulares adequadas às tuas necessidades e quando sentires segurança e confortável, transitar para as aulas de grupo).

Pedro Kupfer, um reconhecido professor de Yoga dizia sempre: “se você tem um corpo, então o Hatha Yoga é para você!”

Para praticar yoga o que precisamos apenas de ser flexível na nossa cabeça, ou seja, ter força de vontade e abertura para receber todas as aprendizagens que esta prática ancestral tem para nós.

By |2023-09-20T18:40:11+00:0020 de Setembro, 2023|Mitos do Yoga, Yoga Online|0 comentários

Deixe o seu comentário

Go to Top