Alguns praticantes, nos primeiros anos, recusam aulas de yoga online porque sentem muita dificuldade em encontrar conforto praticando em sua casa. Alegam que o barulho exterior os desconcentra ou que não têm espaço disponível para praticar.

Vamos por partes:

Se encontraste um lugar/estúdio onde te sentiste bem, um professor com o qual te identificaste e se tens uma vida que te permite ter disponibilidade para assumir os horários  das aulas com compromisso sem te gerar um stress adicional, então esta deve ser a tua primeira opção. Aulas presenciais terão sempre a sua magia única e lembrar que, nós humanos, somos seres sociais, por isso, é bom ter um momento fora das nossas quatro paredes.

Mas se por alguma razão, a tua vida neste momento não permite esta situação, aceita isso como uma oportunidade de transformação e não abdiques de ter algum tempo de qualidade através da pratica de Yoga Online, ao invés de nenhum.

Então aqui ficam 6 dicas que podem ajudar a tua prática em casa ser agradável:

1) Escolhe uma divisão da casa onde tu te sintas bem.
Não importa se é a sala, o quarto, escritório ou uma marquise. Encontra um lugar em tua casa em que tu olhes e sintas conforto. Não procures racionalizar muito e boicotar a tua escolha. Apenas sente. O teu coração vai saber indicar-te. Quando tu olhares para essa divisão saberás.

2) Procura ganhar espaço.
Essa divisão da casa pode estar “demasiado cheia”. Eis uma oportunidade de destralhar. Procura te desfazer de objectos que estejam em estantes só por estar. Arranja novos lugares para eles ou até doa a quem possa gostar. Os nossos objectos carregam energia, ou seja, estão ligados a histórias e emoções do passado que sem dar-nos conta, muitas vezes nos aprisionam a versões do nosso “Eu” que não existe mais e das quais nos queremos libertar. Então quanto mais limpo visualmente estiver o teu espaço em redor, apenas com o essencial, fica mais fácil relaxar a mente.

3) Cria o teu altar.
Numa mesa ou móvel pequeno, coloca elementos que te tragam algum significado. Uma vela, um incenso, a imagem de alguém que te inspire, um difusor de óleo essencial… o que fizer sentido para ti. Algo que, antes de começares a praticar, possas sentir a conectar com o momento e a colocar a tua intenção para o que irás vivenciar a seguir.

4) Mantem esse espaço limpo e arejado.
Antes do início da tua pratica, procura arrumar coisas que possam estar fora do sítio em redor do teu tapete. Limpa o pó e varre o chão. Abre uma janela por forma que o ar circule na divisão. Lembra-te que irás fazer respirações profundas pelo que convém que o ar esteja o mais natural possível.

5) Faz uma playlist com músicas que gostes.
Nas plataformas online existem inúmeras playlists que podes usar, mas também pode ser interessante criares a tua própria para colocares na tua prática. Lembra-te que o objectivo é que desfrutes de um momento teu e este deve ser o mais prazeroso que conseguires.

6) Tem uns headphones por perto.
Claro que quando pensamos em ir fazer uma aula de yoga, idealizamos sempre estarmos sozinhos e com a casa no maior silêncio, mas isso nem sempre é possível. Então se for o teu caso, coloca uns phones nos ouvidos para te concentrares apenas na voz do professor que irá guiar a tua aula e assim te abstraíres dos ruídos que possam estar em teu redor.

O Yoga começa na atitude.

Se um praticante tiver motivação e vontade encontrará sempre soluções para as adversidades. Se a vontade não for muita, qualquer coisa servirá de desculpa. E não tem mal. Tudo chega no tempo certo e de facto podes estar a passar uma fase da tua vida que não te consegues comprometer com aulas, no entanto, quando essa vontade vier mesmo de dentro, saberás encontrar forma de conseguir o compromisso e a disciplina necessário no ínicio desta jornada.

Ter aulas de Yoga em casa online pode ser uma experiência prazerosa e gratificante quando seguimos algumas dicas essenciais. Criar um espaço sagrado, estabelecer uma rotina regular, explorar diferentes estilos e práticas, utilizar recursos online, ouvir corpo e cultivar a presença são elementos fundamentais para aproveitar ao máximo a prática de Yoga em casa.

O objetivo principal é desfrutar da jornada de autocuidado, equilíbrio e bem-estar que o Yoga proporciona. Permita-te mergulhar na tua prática, aproveitar os momentos de tranquilidade e colher os benefícios transformadores que o Yoga pode trazer para tua vida.