“Aquele que ensina e aquele que aprende criam juntos a sabedoria”
(Provérbio Oriental)
“Aquele que ensina e aquele que aprende criam juntos a sabedoria”
(Provérbio Oriental)
O que é o Yoga?
“Yoga Chitta Vritti Nirodha”
Essa é definição que se encontra no 2º verso do 1º capítulo dos Yoga Sutras de Patanjali – compilação de fundamentos que servem de base a quem se quer aprofundar no estudo do yoga – que traduzindo do sânscrito significa:
Yoga é a Cessação das Oscilações da Mente.
Mas o que isso quer dizer?
Muita gente pensa que uma pratica de yoga avançada é conseguir alcançar posturas difíceis. Não se podia estar mais equivocado. Yoga avançado é conseguir estar numa meditação constante onde conseguimos estar conscientes das nossas emoções e pensamentos sem nos envolvermos neles.
Yoga é meditação.
Vamos desconstruir mais o tema.
Fala-se muito em meditação nos dias de hoje. Divulgam-se os seus benefícios e como é um remédio natural para a doenças que afetam as pessoas atualmente: stress e ansiedade. O problema que se coloca é como meditar quando vivemos numa sociedade que nos bombardeia constantemente com informações, ideias, obrigações, ruídos, cheiros. Fica difícil “desligar” de tudo para ficar imóvel, sem fazer absolutamente nada e apenas observar. A nossa mente está sempre agitada, envolvendo-nos em pensamentos e emoções que nos impedem de ver a vida na sua totalidade.
O Yoga enquanto escola e prática, é o caminho que se percorre para irmos ao encontro da nossa verdadeira natureza.
Ao nascermos, temos uma mente e um corpo. Nos identificamos com eles. Achamos que somos esse corpo que habitamos e essa mente pensante, mas a verdade por trás de tudo, é que somos uma consciência, uma inteligência maior, a habitar em nós. Mas não a percebemos porque a nossa mente está constantemente agitada e distraída. É preciso então acalmá-la e também educa-la.
É neste contexto que entram as aulas de Yoga. Através da consciência tanto corporal com os asanas (posturas) como respiratória (pranayamas), vamos entrando numa meditação dinâmica, que aos poucos, com a consistência e repetição, faz com que a agitação mental vá cessando. Quando a nossa mente cala, uma voz maior fala. E quando o Yogi ou Yoginni consegue encontrar a sua e consegue permanecer assim, está então no verdadeiro estado de Yoga (União).
É este o fundamento do Yoga.. regresso a casa, o encontro da nossa verdadeira essência e aí conseguir permanecer. Numa meditação constante. O estado de Yoga é percebido quando a mente está aquietada e sem agitação.
O que iniciamos no tapete, levamos depois para a vida.
Começamos?
Começamos?
A pratica de Yoga, consiste numa viagem muito pessoal pelo que a experiência será diferente de pessoa para pessoa. Praticando com regularidade, a nossa consciência respiratória desenvolve-se, e com ela, a nossa mente encontra um lugar mais calmo para estar. Criamos uma maior tonificação muscular ao mesmo tempo que vemos a nossa flexibilidade aumentar gradualmente. Com tempo. Sem pressas. No ritmo de cada um.
Nas aulas todos são bem-vindos. Não importa se é homem ou mulher, novo ou mais velho, fisico atlético ou mais fora de forma.
Acredito num Yoga para todos, de profunda inclusão pois se o objetivo primordial é União, então que sentido faz existir uma separação? As aulas são adaptadas, com diversas opções nas posturas, para que todos possam desfrutar do seu momento. Não seguem uma linha especifica nem qualquer tipo de dogma. Cada aula é uma surpresa pois pode ser mais fluida e dinâmica, como pode ser mais suave e relaxante, como pode ser mais técnica e de fortalecimento ou mais meditativa levando-nos para a reflexão e observação. Da mesma forma que também nós não somos uma única coisa, também as nossas aulas não o são.
Então se o que buscas é te abrir a novas possibilidades, aqui podes encontrar um lugar seguro para que as possas explorar.
As aulas são de Hatha Yoga onde exploramos:

Yoga & Maternidade
Conhece o Projecto Garbha – A que Renasce, que tem por objetivo empoderar mulheres, através do Yoga e do Hypnobirthing, olhando para a maternidade como um todo. Trabalhamos o corpo, direcionamos a mente, olhamos para as questões de foro emocional, desde a pré-concepção ao pós parto.