Aulas de Yoga

...entre na viagem

Em que consistem as aulas particulares?

A pratica de Yoga, consiste numa viagem muito pessoal pelo que a experiência será diferente de pessoa para pessoa. À medida que a pratica se torna regular, a nossa consciência respiratória desenvolve-se, e com ela, a nossa mente encontra um lugar mais calmo para estar. Criamos uma maior tonificação muscular ao mesmo tempo que vemos a nossa flexibilidade aumentar gradualmente.

As aulas consistem na vertente de Hatha Yoga, uma pratica que pretende harmonizar as duas energias que todos temos: energia solar (Ha), uma energia mais expansiva, mais ativa, mais explosiva; com a energia lunar (Tha), uma energia mais introspectiva, que em desequilíbrio, pode ser tornar melancólica. O equilíbrio entre estes dois estados é o que nos traz serenidade e compreensão para lidarmos com as adversidades.
 Este equilíbrio estabelece-se através de posturas (asanas) que trabalham o fortalecimento e flexibilidade muscular, o equilíbrio, a concentração, o desbloquear de energia (prana) ativando a sua circulação através de técnicas respiratórias (pranayamas) e gradualmente desenvolvemos o foco da atenção (Dharana) e da meditação (Dhyana).

Como funcionam?

. A primeira aula consiste numa aula de avaliação onde abordamos alguma questão de saúde que possa ser relevante bem como alguma lesão fisica que necessite de algum tipo de adaptação.
. Estabelecemos objectivos
. Faremos uma pratica de yoga completa: respirações, posturas, relaxamento e meditação.

ENTRE EM CONTACTO MARQUE A SUA AULA EXPERIMENTAL!

As aulas seguintes serão dinâmicas, adaptadas às condicionantes do dia porque todos nós estamos vulneráveis às movimentações do nosso ambiente envolvente e haverá certamente dias que precisamos de uma aula mais relaxante e noutros, uma mais revitalizante.

Informações sobre as aulas

. O planeamento da aula: respirações, posturas, relaxamento e uma breve meditação para encerramento.
. Duração: 80min
. Localização: Concelho de Lisboa, concelho de Cascais*, Margem Sul* (Almada e Alcochete)

*

Todas as regiões fora da grande Lisboa estarão sujeitas a avaliação de localização a fim de validar se se enquadram no modelo de aulas presenciais ou online.

A quem se dirige?

A quem tem limitações de tempo

A quem tenha uma situação de saúde ou outro tipo de questão que requer um acompanhamento mais individualizado (yogaterapia)

A quem queira aprofundar e desenvolver a sua pratica com um programa especificamente pensado e adaptado aos seus objectivos.

Aulas Particulares Individuais

Quem nunca teve aquele momento de tomar coragem e ir finalmente a uma aula de yoga mas depois se sente um completo "peixe fora de água"? A sensação de desconforto de uma aula de grupo pode ser decisiva para ficar com uma ideia desfavorável em relação ao yoga. As aulas particulares têm essas vantagens: para além de serem realizadas em sua casa, num horário que lhe seja conveniente, as aulas são pensadas e adaptadas para si e para as suas condições físicas, num esforço e evolução gradual. São aulas na vertente de Hatha Yoga, explorando gradualmente as oito partes que compõem o Yoga: Yamas (Principios Éticos), Niyamas (Normas de Conduta), Asanas (Posturas Físicas), Pranayama (Controle da Respiração), Pratyahara (Abstração dos Sentidos), Dharana (Concentração), Dhyana (Meditação) e Samadhi (Contemplação, Plenitude).

Aulas Particulares de Grupo

Num dia-a-dia tão corrido e exigente, por vezes fica difícil conciliar aquele encontro social entre amigos ou tirar aquela hora para fazer uma pratica benéfica para a sua saúde semanalmente. E se fosse possível conciliar os dois? Reuna um grupo de amigos e transformem um novo conceito de encontro social... no tapete. Uma forma saudável de se manter o contacto e fortalecer relações com boa disposição. Entre em contacto para tornarmos esse desejo possível.

Sessões de Yogaterapia

A Yogaterapia consiste também em sessões particulares, em que após uma primeira avaliação, se traça um plano de aulas direcionado para alguma questão concreta quer do foro fisico, mental e/ou emocional. São muito comuns problemas relacionados com dores acentuadas nas costas, insônias frequentes, stress, crises de ansiedade, dores de estômago, dores menstruais (no caso das mulheres), entre outras, que com as posturas (asanas), técnicas de respiração (pranayamas) meditação e relaxamento (yoganidra) direcionadas, podem atenuar e até anular estes sintomas. No final de cada aula, pode ser feita também uma sessão de Reiki caso o aluno pretenda.

Aulas Online

As aulas de yoga online são aulas agendadas e realizadas em tempo real de modo a que o aluno se sinta acompanhado, orientado e corrigido. Apesar de o yoga ser uma prática que nos leva ao encontro do nosso interior, ter quem nos guie torna-a mais motivante, para além de ser importante existir uma supervisão a fim de corrigir e evitar potenciais lesões. Um recurso tecnológico para quem geograficamente está impossibilitado de o fazer presencialmente mas possa mesmo assim, usufruir dos benefícios da pratica de uma forma segura e eficaz.

Yoga na Gravidez

Existem estudos que comprovam que um bebé, ainda no útero materno, já possui consciência e sensibilidade, confirmando que os ambientes físicos, emocionais, mentais e energéticos têm uma influencia sobre a mãe e o bebé, e determinam em certa medida, como ambos irão viver a jornada da gravidez, trabalho de parto e a sua ligação após o parto. O yoga é uma prática eficaz que melhora a saúde, consciência e ligação do ser humano, onde o bebé, ainda que dentro da barriga, sente toda a serenidade, equilíbrio, energia, pensamentos e emoções positivas da mãe. De um ponto de vista físico, o yoga também prepara o corpo para o momento do parto. O yoga adaptado à gravidez é um método seguro e benéfico para a mãe e para o bebé, para uma gestação mais plena, saudável e feliz.

Testemunhos

...que fazem valer a pena

“Muitos Parabéns! Fizeste um excelente trabalho demonstrando que adoras o Yoga e que és feliz ao dar aulas de Yoga! Tens uma forma muito própria de dares as aulas o que te vai ajudar a ter alunos e a mantê-los de futuro. És muito doce e preocupada com os detalhes…isso passa para os alunos que se irão sentir seguros e acarinhados por ti.
Como professora julgo que estás mais que preparada para o seres sempre o que quiseres, conseguindo realizar todos os teus desejos e que seja com o Yoga!”

Ana Custodio, Professora e Formadora de Professores de Yoga

Ana Custodio, Professora e Formadora de Professores de Yoga

“Tinha praticado yoga apenas uma vez e há muitos anos atrás. Nessa altura adorei perceber que o yoga para além de relaxar, me permitia sentir todos os músculos do meu corpo. Agora retomei com o objectivo de aprender a controlar a minha ansiedade; corrigir posturas incorretas; recuperar massa muscular e flexibilidade.

A Margarida veio facilitar tudo! Conhece-me bastante bem, tanto psicólogica como fisicamente, o que lhe permitiu adequar as aulas tanto às minhas limitações como às minhas mais valias. As suas aulas foram sempre muito bem orientadas, com correções pertinentes e ajustes às dificuldades que íamos sentindo. Gradualmente foram-me apresentados asanas mais complexos e aliciantes à minha prática. Senti um grande desafio com as técnicas de respiração (pranayamas) que exploramos. Estas aulas trouxeram-me a consciência maior da importância de ligar os três principais elementos: corpo, espírito e mente.”

Susana Rita Lopes, 38 Anos

Susana Rita Lopes, 38 Anos

“Comecei as aulas de Yoga com a ideia inicial de corrigir a minha postura corporal e reforçar as costas. Eu e a Margarida já nos conhecemos há alguns anos, então as aulas que me propôs foram extremamente personalizadas. Sempre tive resistência à parte espiritual, pelo que, de início, as aulas foram orientadas quase exclusivamente para a parte funcional.

À medida que fomos evoluindo, fui desafiado a fazer posturas que me criavam mais desconforto adorando essa parte. Ao mesmo tempo, foi também introduzindo, quase sem me aperceber, a espiritualidade que mais tarde me ajudou em muito. Uma das grandes dificuldades que sempre senti foi no relaxamento. Com o passar das aulas foi-me sendo mais fácil.
A Margarida corrigia as minhas posturas de forma muito pouco invasiva, deixando-me sempre espaço para ser eu a “achar a postura”  e com isso, compreender as limitações do meu corpo.

Foi um primeiro contacto a sério com o Yoga que me levou a querer continuar”

David Lopes, 32 Anos

David Lopes, 32 Anos

“As aulas de Yoga Pré-Natal foram perfeitas para que esta etapa fosse levada de forma tranquila e ao mesmo tempo activa. Aulas muito completas e totalmente adaptadas às minhas necessidades do 2 e 3 trimestre: focamos na mente com o relaxamento e meditação e trabalhamos o corpo especificamente para o parto a nível de alongamento, flexibilidade e equilíbrio. As vantagens foram claras pois diminuíram as dores da zona lombar e ombros, aumentei a flexibilidade da zona pélvica e o meu equilíbrio não se alterou com o peso da barriga. A Margarida conduziu todas as aulas de forma coordenada comigo, sempre com uma voz suave e acolhedora, facilitando a concentração e o relaxamento com música tranquila. Apreciei bastante como me corrigia, orientando o meu corpo para uma melhor adequação ao asana e se não me fosse confortável, sugeria outra alternativa.

Já fazia yoga em ginásio, mas esta foi uma experiência totalmente diferente, adaptada a mim e às minhas necessidades! Só posso recomendar a todas as grávidas, tanto a professora como as aulas em si, pois foram realmente muito úteis e importantes para diminuir ansiedades, aumentar a confiança no meu corpo e atenuar dores musculares comuns do período de gravidez.”

Maria Marnoto, 37 anos

Maria Marnoto, 37 anos

Mais Informações

Entre em contacto através do formulário presente no site ou envie um email directamente para geral@margaridagoncalves.com e tenha acesso a informação mais detalhada sobre todos pacotes de aulas.

WebDesign: Margarida Gonçalves | Fotografia: Sandra Zuzarte
Margarida Gonçalves | Yoga © 2021